Páginas

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

RS232 n.º2

Na edição n.º2 da revista RS232 de Fevereiro de 1988 destacamos a publicidade a uma máquina curiosa: ETV 260 da Olivetti - vendida como um sistema para serviço de secretariado, ou seja, uma máquina de escrever. De facto, não mais é que um PC especializado com uma impressora de margarida embutida. Curiosamente, na sequência temos o anúncio a outro equipamento, esse sim, uma máquina electrónica de escrever: a 6746-2 da IBM

Estes equipamentos não foram mais que o canto do cisne da tradicional máquina de escrever. Quem está na casa dos seus 40s ou 50s certamente ainda se lembrará da máquina usada pelos pais ou dos avós, em casa ou no trabalho. Mas chegados os anos 1990, os computadores pessoais e os processadores de texto empurraram a velha máquina de escrever para o esquecimento.

No espaço comercial da revista encontramos ainda o desktop WYSE PC 286. No Arvutimuuseum, o mais antigo museu de computadores da Estónia, temos as especificações dos vários modelos de motherboard deste equipamento. E no site The Computer Archive podemos ler uma brochura comercial descrevendo detalhadamente este AT.

E também podemos ler sobre o tema de capa: Ventura Publisher, software de paginação/diagramação, comercializado pela Xerox, mas que viria a ser adquirido pela Corel em 1993. E há muito mais para ler nesta edição, preservada pelo Planeta Sinclair, e cujo post original está neste link. A digitalização encontra-se neste link.

0 comentários:

Enviar um comentário